A música tem um papel essencial na sociedade atual, não somente como lazer, mas também como forma de aprendizado e desenvolvimento.

O desenvolvimento da educação infantil ganha em muitos aspectos com a inclusão musical, para a criança, atividades lúdicas e de percepção, incentivam e ajudam muito mais no progresso de aprendizagem.

A música tem o poder de acalmar e disciplinar uma criança, e isso acaba facilitando o aprendizado, além de ajudar em questões de raciocínio lógico e contribuir para a compreensão de linguagem e desenvolvimento da comunicação.

Mesmo antes de aprender a falar, as crianças já se expressam através de sons e ritmos. Por isso a convivência com diferentes sons e ruídos é essencial para o desenvolvimento das crianças, principalmente nos primeiros meses e anos de vida.

Ano 1
- Método Kodaly
.Notas musicais com sinais de mão.
- Método d’Passo
.trabalhar a sonoridade com os movimentos corporais
- Percepção musical 1
.conhecer os sons e associá-los a coisas cotidianas

Ano 2
- Conhecendo os instrumentos
.familiarização com o instrumento e inserção na música
- Oficinas de confecção de instrumentos de percussão

.estimular a coordenação motora e cognitiva
.trabalho em equipe e socialização
- Cantigas
ampliar aos poucos o vocabulário e associação de sons a palavras - Percepção musical 2
.associação das notas

Ano 3
- Introdução aos Pilares da música
.Estudo de melodia, harmonia e ritmo
- Método científico da voz inicial
.aquecimento vocal e de respiração
- Cantando e tocando
.músicas simples para tocar as músicas de forma simples com instrumentos feitos pela própria criança
- Características do som
.Estudo de alguns elementos musicais
- Introdução ao Treino do ouvido relativo
.afinação, extensão, escala musical

Ano 4
- Teoria musical
.sons, compassos, ritmo, andamento
- Acentuação Métrica
- Música populares
.estimulando a memória e o aprendizado
- Introdução a instrumento e técnica vocal.

2 anos: a criança é capaz de cantar versos soltos, fragmentos de canções, geralmente fora do tom. Reconhece algumas melodias e cantores. Gosta de movimentos rítmicos em rede ou cadeiras de balanço.

3 anos: a criança é capaz de reproduzir canções inteiras, embora geralmente fora do tom. Tem menos inibição para cantar em grupo. Reconhece várias melodias, começa a fazer coincidir os sons simples de suas voz com as músicas ouvidas. Tenta tocar instrumentos musicais, gosta de participar de grupos rítmicos: marcha, pula, corre, caminha, seguindo o compasso da música.

4 anos: a criança progride no controle da voz, participa facilmente de jogos simples cantados, tem interesse em dramatizar as canções, cria pequenas músicas durante as brincadeiras.

5 anos: a criança mais facilmente consegue cantar melodias inteiras, tem um repertório musical maior, consegue sincronizar os movimentos das mãos e pés com o ritmo da música, reproduz tons simples de ré até dó superior. Já tem o ouvido mais perceptivo aos diferentes sons, tons, timbres, instrumentos, vozes e etc, além da variação de forte e fraco.

6 anos: a criança já percebe sons ascendentes e descentes. Já identifica as fórmulas rítmicas, os fraseados musicais, as variações de andamento e a duração de valores sonoros. Adapta palavras sobre ritmo ou trecho musical já conhecido, acompanha e repete uma sequência rítmica.